quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sons que por cá se fazem #1

Não é segredo para ninguém que eu sou uma verdadeira amante de música portuguesa. Desde os anos 50 e 60 com as suas inconfundíveis baladas e poemas de amor até ao pop-rock que se produz actualmente, eu gosto de quase tudo.
Felizmente, para me alegrar a vida existe a Antena3 que partilha comigo este amor pelo que se vai fazendo no nosso Portugal, no panorama musical. E através desta rádio, acabo por descobrir bandas novas, projectos que aparecem e desaparecem e músicas que chegam ao mercado e aqui, em primeira mão.
Por isso, decidi criar esta nova rubrica com material musical que vou descobrindo aqui e ali. E começo já hoje!


A primeira reunião do [L][U][D][O] surgiu em Agosto de 2005, quando Davide Anjos (Voz e Guitarra) juntamente com Nuno Campos (Piano e Teclas), ambos ex integrantes dos Jamaniacs, decidiram criar um projecto com uma sonoridade diferente, livre de fórmulas e aberto a todo o tipo de sonoridades e, principalmente, cantado em português. A estes se juntaram Paulo Ferreirim (Baixo, ex Garfields) e João Baptista (Guitarra) que, rapidamente, descobriram entre si uma cumplicidade muito grande e muitas ideias apareceram logo nos primeiros ensaios que deram assim forma aos primeiros temas. Para completar a equipa, chamam Manuel Ramires (Bateria) para integrar o projecto. Após 9 meses de “laboratório”, participam em Abril de 2006 no MAIS Música 2006, concurso de bandas organizado pela Câmara Municipal de Loulé, onde conseguem o 2º lugar e vencem ainda na categoria de melhor versão com um tema de uma música de Adriana Calcanhoto, –O Outro. Com o prémio, começam as experiências em estúdio e os primeiros registos de “Nascituro” começam a ganhar forma. Durante o processo de gravação, o [L][U][D][O] toca em diversos palcos tais como o Festival do Marisco de Olhão, Bafo de Baco, Festival Rock na Ribeira, CAPA - Centro de Artes Performativas do Algarve, Fnac da Guia, Fnac Colombo, Fnac Chiado, entre outros. Surge então, em 2007, a ideia de lançar o primeiro trabalho discográfico. 
Após um intenso trabalho de pré-produção com o produtor Luis Guerreiro, preparam um lote de 6 temas que demonstram com clareza a criação da sonoridade pretendida pelo projecto o [L][U][D][O]. Temas fortes que pretendem simplesmente conquistar o ouvido de quem se der ao prazer de parar para os escutar. Na apresentação do seu primeiro disco “NASCITURO” (edição de autor), o projecto o [L][U][D][O] surpreende-nos com um universo de canções que nos conduzem por uma viagem ao imaginário, revestido de cores fortes e de amor. Uma linguagem de entrega e de rasgos contidos, acompanhada pelas guitarras que impregnam a sua música de calor e brilho e que se fundem numa secção rítmica segura e cativante. Com a garantia de uma expressão portuguesa própria e genuína.

Sem comentários:

Enviar um comentário