quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Um outro mundo mesmo aqui ao lado

Há todo o mundo lá fora (quando digo lá fora, não quero dizer fora do escritório, nem fora da cidade, nem fora do país... é mesmo "fora" do planeta e da nossa realidade), que continua em completo desconhecimento.
Esta semana foi verdadeiramente inovadora em termos planetários. Ontem, foi descoberto um novo planeta: chama-se PH1 e é diferente de tudo o que foi conhecido até agora, uma vez que tem quatro estrelas. Diz a revista Visão "Este planeta, situado a pouco menos de 5 mil anos luz da Terra, orbita um par de estrelas que contam com um outro par de estrelas em sua volta. Acredita-se que se trate de um "gigante gasoso", maior do que Neptuno e seis vezes maior do que a Terra."
Hoje descobriu-se um novo planeta, fora do Sistema Solar, mas "apenas" a 4 anos luz da Terra, o mais próximo do planeta azul até agora descoberto. Este corpo orbita uma das estrelas da constelação de Centauro e passa tão pertinho da sua estrela que a sua órbita demora apenas 3 dias e meio. Com uma quantidade de massa idêntica à da Terra, a temperatura à superfície ronda os 1200º, colocando-o fora da chamada zona habitável.
Cada vez se descobrem mais planetas, mais estrelas, mais corpos. Há dúvidas que ainda se mantém sem respostas como os buracos negros ou a existência de vida para lá da estratosfera... será que vamos ter novidades neste âmbito ainda na nossa era?

Astrónomos amadores descobrem planeta com quatro sóis


Sem comentários:

Enviar um comentário