quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Do vasto e belo Porto de Lisboa

Lisboa é conhecida, não só, mas também pela sua enorme extensão de rio, que abraça a cidade e a percorre de lés a lés, crescendo metro a metro até se fundir com o mar. E este rio, sendo hoje uma imagem de marca da capital, um dia foi a ferramenta mais importante que permitiu lançar Portugal para esse mundo fora, no tempo das Descobertas, e fez com que pequenas partes, os Portos, ganhassem uma importância incomparável.
Agora o Porto de Lisboa pode ser revisto em formato fotográfico numa excelente exposição, com lugar no Museu do Oriente, a partir de amanhã e até dia 27 de Maio.
Do vasto e belo Porto de Lisboa dá a conhecer a colecção de fotografias recentemente restauradas pela Administração do Porto de Lisboa e retrata a vida portuária nas suas variadas vertentes nos primeiros quartéis do século XX.
"As cerca de 75 fotografias, a preto e branco, dão a conhecer o Porto de Lisboa como um ponto fundamental de relacionamento interoceânico, um porto de escala, de partida e destino para todo o mundo ou simplesmente entre as duas margens do Rio Tejo. O Porto de Lisboa era um mar de gente. Foram estas pessoas que no final do século XIX, início do século XX, construíram o que é o Porto de Lisboa."


Sem comentários:

Enviar um comentário