terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Depois do Adeus

Estou completamente viciada na nova série histórica que a RTP1 está a passar todos os Domingos à noite. Chama-se Depois do Adeus e retrata a vida dos retornados das ex-colónias portuguesas no pós 25 de Abril, no final da Guerra Colonial.
À semelhança do Conta-me como Foi, Depois do Adeus conta a história de uma família (pai, mãe e dois filhos adolescentes) retornada de Angola que, depois de ter construído um pequeno império na colónia, voltou para Portugal sem nada: os bens vieram encaixotados e desapareceram na alfândega, o dinheiro que estava no banco não pode ser mexido, o que tinham em Angola pertence aos revoltosos locais e foi destruído. 
Mas enquanto esta família fica a passar necessidades e se esforça por dar a volta por cima, tenta arranjar trabalho, os filhos regressam à escola e tentam fazer novos amigos, outras família de retornados ignoram a situação e o único esforço que fazem é para receber alguma indemnização ou subsídio que lhes permita sobreviver sem ter que "sujar as mãos". Enfim, é uma pequena analogia ao que se passa hoje em dia... há coisas que efectivamente nunca mudam!
Vale a pena ver esta série e perceber todo o enquadramento político e social que se viveu na altura: a chegada dos retornados e o racismo que se criou à sua volta, as manifestações sociais sem fim, as nacionalizações fabris e empresariais (que claramente levaram muitas empresas à falência, na altura), as contra-revoluções, a chegada do monoteísmo e das apregoadas revoluções culturais ou os tumultos estudantis são alguns dos temas excelentemente retratados em Depois do Adeus.
De relevo ainda as excelentes interpretações de José Carlos Garcia (o Pai), Ana Nave (a Mãe), Catarina Wallenstein (a Filha), João Arrais (o Filho) e também de António Cordeiro, Fátima Belo, António Capela, Cucha Carvalheiro, Ana Padrão ou Joaquim Nicolau.
Aconselho vivamente: nada melhor para acabar o fim de semana do que uma boa série... e se for nacional, melhor ainda!!

Sem comentários:

Enviar um comentário