sexta-feira, 31 de agosto de 2012

OK...esqueçam a segunda lua

Por todo um mundo de redes sociais, expandem-se notícias acerca do aparecimento da segunda lua cheia, a lua azul, esta noite. Atarantada por não conseguir chegar a todo o lado ao mesmo tempo com vários emails para responder, documentos para entregar e telefones por atender, estava eu própria azul por não conseguir tirar dois minutos para ler a afamada notícia.
Lá consegui um bocadinho para esta tarefa e eis que não consigo esconder a minha desilusão: NÃO VÃO ESTAR DUAS LUAS NO CÉU! E MESMO A QUE APARECE TEM A SUA COR NATURAL!! 
Então, as notícias estão erradas? Não, não. São só "enganadoras". Passo a explicar: existem quatro fases da lua (uma por semana) o que, normalmente, corresponde a uma fase da lua por cada semana do mês. No presente mês (como já aconteceram outras vezes...isto não é novidade nenhuma) de Agosto passamos duas vezes por uma noite de lua cheia (a 3 de Agosto e hoje). Até aqui nada de especial, pelo menos para mim que não sou astrónoma e não percebo nada de estrelas e planetas. Mas pronto, para todos os efeitos hoje é um dia especial porque temos outra vez lua cheia e ainda é Agosto.
E a parte de ser azul (perguntam vocês)? Pois, vem de uma lenda antiga que dizia que a lua ficava azul em dias especiais e, com o passar dos anos/séculos, passou a ser uma expressão que indica a raridade de um acontecimento. Além disso, corria o ano de 1883 e a lua viu-se, efectivamente azul. Calminha com vocês: não eram ET's, OVNI's ou Naves Espaciais. A explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia lançou cinzas no ar e a lua surgiu com essa cor, em vez da sua cor natural esbranquiçada.
E pronto, para os maluquinhos que já tinham reservado um espacinho de ar aberto para ver a luz azul esta noite (como eu própria) desenganem-se: se querem ver a lua podem fazê-lo, mas vai ser uma lua como outra qualquer.



Sem comentários:

Enviar um comentário