terça-feira, 10 de julho de 2012

História ou Ficção?


É certo e sabia que um dos hábitos mais afincados lá de casa é ver filmes e séries diariamente, um bocado antes de dormir! Com um vício destes, os DVD's que lá habitam connosco começam a formar pequenos (grandes) aglomerados e o dinheiro que gastamos é um balúrdio... enfim, um cargo dos trabalhos!
Bem, à parte disso, permite-nos conhecer imensas séries e filmes diferentes, de diversos estilos, uns bons, outros menos bons, alguns maus!
Entre as maravilhas cinematográficas (neste caso, é televisiva) que descobrimos recentemente, mora esta série - The Tudors: com 4 temporadas, retrata a vida agitada de Henrique VIII de Inglaterra e os conturbados tempos que se viveram na sua corte e na sociedade inglesa, em geral. Com um elenco de luxo, representações grandiosas, figurinos riquíssimos e cenários de fazer inveja por não ter vivido naquela época, a The Tudors falha num "pormenor": o enredo!
Não sendo historiadora nem uma conhecedora nata da História de Inglaterra, fui-me apercebendo de "erros", coisas que não me pareciam ter acontecido assim, pequenos pormenores que não encaixavam na história que conhecia. Bendito o senhor que inventou a internet e também o senhor da Zon que a instalou lá em casa...computador à frente e vamos lá pesquisar coisas sobre Henry Tudor! Ora não é o meu espanto quando descubro que, efectivamente, o guião não é exactamente fiel à história original. Mantém as cenas loucas de sexo do rei (até acho que exageram), os seus conselheiros, alguns acontecimentos civis da época...e pronto, é isto! Tudo o resto não passa de pura ficção!
Agora questiono-me eu: se queriam escrever um guião, porque é que se colaram ao Henrique VIII e ao seu reinado publicamente conhecido? Não era mais fácil terem inventado um rei qualquer que igualmente mandasse matar as suas mulheres? Enfim...


Se por acaso estiverem em dúvida entre ver ou não este seriado, o meu conselho é: comprem e vejam esta série do principio ao fim! Sabendo de antemão que não podem confiar em todos os acontecimentos, reacções e comportamentos, apreciem tudo o resto! Vale muito a pena!
Eu por mim vou continuar a ver as temporadas que ainda me faltam... e só largo a série quando chegar ao fim! Isso é garantido.



Sem comentários:

Enviar um comentário